Riscos que a maioria das pessoas ignora
até agora
AFP
4/30/20243 min read


Acontece uma coisa curiosa toda vez que eu converso com uma pessoa sobre investimentos. As pessoas tem ideias pré-concebidas, ou até mesmo vieses em relação a investimentos que passam uma falsa sensação de segurança. Vieses como proximidade ou familiaridade faz com que as pessoas escolham aplicações próximas "de casa", ou seja, aplicar no banco próximo a residência, em uma aplicação considerada segura pelo bancário. O Problema é que isso aqui é o Brasil.
O Risco Brasil
Nossa moeda desvalorizou mais de 500 por cento desde a sua fundação, sendo 4,5 por cento de desvalorização apenas em Abril. Nossos políticos seguem continuamente criando leis que aumentam o próprio salário e o próprio poder enquanto nós sustentamos esta "casta". Lembrando que essa desvalorização do dinheiro, não é um acidente de percurso. Na verdade isso é intencional. Tanto que o governo tem "metas" para essa inflação, pra manter ela dentro do planejado. O problema é que isso envolve gastar menos o nosso dinheiro, e eles odeiam fazer isso. O que eles geralmente fazem é "maquiar" esses números da inflação que são completamente distantes dos números encontrados no supermercado ou no posto de combustível. Então ter seu dinheiro ou seus investimentos em uma moeda extremamente fraca já é um risco que a maioria das pessoas negligencia, outro é achar que um terreno vai te garantir essa segurança.
Quem compra terra...
A seguir vem outra frase que me faz rir com alguma frequência. Quem compra terra, nunca erra. Além do fato de que, essa frase é obviamente mentirosa, já que investimentos em terrenos ou casas podem se desvalorizar de acordo com as mesmas dinâmicas de mercado que todos os outros investimentos estão sujeitos (oferta e demanda simples), também pode acontecer de esse terreno se valorizar, mas o governo resolver se apossar, pelo simples fato de que eles podem. Ou o que eu não desejo pra ninguém, a sua companheira resolver fazer uma denúncia falsa de Maria da Penha, onde você como homem não tem direito nenhum a presunção de inocência (me pergunte como eu sei). Logo, o investimento em imóveis ou quaisquer ativos físicos no Brasil, também são inviáveis, uma vez que eles nunca são seus, eles são do governo e você apenas tem uma concessão temporária deste ativo, que pode se estender ou não. E por último, se esse seu terreno se valorizar e ninguém tomar de você, ainda assim pode não ser fácil conseguir compradores (especialmente em períodos de crise). E antes que você desista de investir por achar isso tudo perigoso demais, vou te alertar pra mais um risco:
Risco de quem busca segurança
O pior risco que pode existir é não correr nenhum risco. Cuidado com o pensamento de quem busca a segurança constantemente, agora que eu já te expliquei que sua moeda está se desvalorizando o tempo todo, se você se mantiver parado no lugar, você está perdendo dinheiro. Provavelmente você precisa ser mais arrojado, buscar alternativas em outros lugares, de moeda forte para no mínimo vencer a inflação. Aqui vão os meus favoritos:
Criptomoedas
Enquanto dizem por aí que criptomoedas são muito arriscadas, o Bitcoin já se valorizou mais de 123000000 % desde a sua fundação, vencendo a inflação em todos os periodos maiores do que 4 anos. Outras criptomoedas podem ser sim mais arriscadas, mas lembre-se de que riscos são necessários. A maioria das pessoas que estão lendo esse texto, estão tentando se proteger em uma vida que claramente não está as satisfazendo. Ou seja, você está jogando na defensiva em um jogo que você já está perdendo. A volatilidade é algo que pode te ajudar, e as criptomoedas tem a grande vantagem de serem armazenadas em carteiras anônimas, longe do controle estatal, tornando a sua declaração algo voluntário, diferente de ativos vinculados ao seu nome.
Empreendedorismo
Eu sei, empreender no Brasil é outra coisa que pode parecer loucura, e de fato deve ser mesmo. Mas nada é capaz de mudar vidas como o empreendedorismo, inclusive atualmente o digital, que democratiza essa atividade, reduzindo a barreira de entrada e o capital inicial necessário. Apesar de ser extremamente arriscado, a recompensa de quem sai da CLT é muito boa, uma vez que uma parte imensa desses impostos abusivos que são cobrados no País saem das suas costas.