Qual seu custo de oportunidade?
descubra agora
5/2/20242 min read


Esse é um segredo que pouca gente vai te contar. Ou talvez eles até te contem que fizeram isso, ganharam muito dinheiro, ficaram ricos, mas que jamais vão te recomendar que você faça o mesmo.
Agora pensa comigo... Se isso tirou esse cara da pobreza, porquê ele não quer o mesmo pra você?
O problema é que riscos no Brasil ainda é um assunto extremamente delicado.
Pra simplificar a lógica, vou usar um dos meus exemplos favoritos:
Flávio Augusto
Flávio Augusto é o fundador da Wise-up, do time de futebol Orlando City e atualmente da Wiser educação. Meu objetivo aqui não é uma biografia completa, mas sim analisar o que ele fez quando não tinha patrimônio para começar.
É bom deixar claro que antes de fazer todo esse movimento ousado que vou explicar abaixo, Flávio Augusto já era Especialista em vendas e já tinha uma carreira vendendo cursos de inglês
Mas em um momento ele resolveu sair, abrir o negócio dele com um sócio, mas como o sócio desistiu do negócio, ele viu como única opção pedir um cheque especial no banco, pagando 12% de empréstimo AO MÊS. Você não entendeu errado, 12% ao mês.
E como ele conseguiu montar o negócio com um passivo desse tamanho? A resposta é óbvia, conseguindo lucar mais do que isso por mês.
Ou seja, pra um cara igual ao Flávio Augusto, 10 000 reais na mão facilmente virariam 13 000 no primeiro mês, o que significa que pra ele vale mais a pena ter o dinheiro do que ficar com medo de fazer o empréstimo.
Quando sua capacidade de gerar renda aumenta, seu custo de oportunidade aumenta também.
Enquanto isso existem pessoas que estão com medo de parcelar por não saber como vão pagar lá na frente. Existem pessoas que até perderam esse medo, mas tem medo de parcelar com juros, ou preferem um “desconto a vista” sem antes fazer esse tipo de cálculo
Se eu parcelar essa comprinha, o dinheiro vai ficar na minha mão. Com esse dinheiro na minha mão, eu consigo gerar mais dinheiro do que o custo do parcelamento? Se sim, talvez seja hora de começar a correr esses pequenos riscos.